sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Viver com uma bipolar

 Ana deixou este comentário abaixo em um post ... então ... vou começar por etapas...e vou começar por ontem.
 
"Você convive com alguma mulher bipolar?
Como vc se sente?
Sou bipolar e meu ex me abandonou por não conseguir viver na montanha russa da minha doença, no mesmo dia em que tive o diagnostico ele arrumou as coisas dele e voltou pra casa da mãe, isso me fez pensar que talvez não existam homens que consigam conviver com uma mulher bipolar.
Gostaria de saber como é viver com um bipolar.
Abraço"

 Meu dia começou animado, cheio de expectativas, com muitas responsabilidades, nenhuma instabilidade em casa. Pela manhã, assinei, orientei, fiz reuniões rápidas, tudo como se estivesse em uma corrida ... na verdade é uma corrida contra o tempo ... e então lembrei que esposa iria fazer tratamento odontológico dentro do posto de saúde do meu batalhão. Já tinha conversado com uma dentista sobre sua prorrogação de tempo de serviço e ela relatou algumas dificuldades em continuar. Entrei na área da odonto e perguntei àquela dentista: minha esposa veio?...perguntei à outra e resposta também negativa...e vi de costas esposa conversando com a primeira que eu havia perguntado...(e conversado sobre sua permanência). Ingenuamente, eu disse à dentista todo sorridente...conta pra minha esposa o sufoco que você está passando? Depois de dar um beijo na esposa ...logo saí...para outra reunião. No almoço...cheguei em casa..alegre...e fui pego desarmado com comentário da esposa sobre minha "intimidade" com as dentistas. A noite, filho do coração fez uma pirraça mediana ... esposa ficou irritada além do normal...queria me deixar...e o novo filho se tornou o empeçilho...fui dormir em outra cama...esposa sem conversa...queria que eu devolvesse o filho neste final de semana. Ontem...eu fiquei na merda...nocalteado...mas...estava convicto de uma coisa...ele se tornou meu filho...e se tivesse que escolher...não faria ele passar por esta rejeição. Eu quando o adotei sabia destes riscos da esposa desestabilizar...e falei com filha sobre isso na época. Antes de dormirmos...sentei filha na cama e disse para ambas..."tudo previsível"...amanhã todos estaremos descansados. Depois....consegui me revestir de algo superior a mim...deitei na cama e abracei esposa...ela correspondeu...mas ainda com sentimentos agressivos...chorou...parecia uma luta interna entre duas pessoas...eu a Força de Paz do Haiti tentando ajudar a por ordem naquela mulher perdida como uma criança. Acordei hoje....prostrado...sugado...deprimido....mas me levantei do sofá em que fiquei alguns minutos pensando em nada, depois de colocar a farda...levei filha na escola...comprei pão...voltei em casa...liguei para meu superior e disse...preciso ficar em casa hoje e amanhã. Esposa acordou deprimida....não mais agressiva...estava chorando...com sentimento de culpa...Fui ao trabalho verificar pendências...voltei...esposa alegre...dando banho no filho....feliz....Filho evacuou pela primeira vez no vaso sanitário e não na cueca ou fralda. Esposa fez uma festa...cantou...pulou...ele ficou inerte...olhou para o chão...olhou para ela e perguntou...mamãe não está brava? (por causa do dia anterior)...ela respondeu que não..então ele comemorou também...eles foram ao parquinho e eu fiquei em casa...aproveitando a dispensa para me recuperar...e atacar monografia atrasada. Hoje...antes de dormir...dei um beijo na filha e disse sobre como dia terminara diferente...terminamos dia orando na cama de nosso filho...eu ainda não baixei a guarda...o pior é quando sou pego desprevenido...hoje foi um dia feliz...por isso viver um dia de cada vez.

6 comentários:

  1. Definitivamente eu não conseguiria viver com alguém que oscila tanto de humor. Já basta dar conta das minhas oscilações de humor, que tb são marcantes, apesar de eu não ser uma bipolar, mas tem pessoas que tem um humor mais instável mesmo. Sempre busco homens lineares, me sinto melhor com pessoas que não oscilam, me sinto mais relaxada. Mas realmente nem sempre podemos escolher por quem vamos nos interessar e aconteceu de eu ter companheiros bem instáveis, o que foi um sofrimento pra mim...

    Ainda em viagem, querido, aqui do pc do hotel dando uma espiadinha em alguns blogs...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Legal ouvir falar do outro lado. A gente aqui, desse lado de dentro da doença, não consegue de verdade saber o que é, como é, o lado de fora. Nos no geral apenas lutamos pra viver com essa doença tão debilitante e dificil de compreender. Alguns acham que podem e devem lutar sozinhos, sem ajuda de pessoas ou remedios, como se vivessem um castigo por agirem como o fazem.
    Outros, como eu, agradsacem todos os dias pr ter encontrado alguem que, como voce pelo que conta, estão dispostos a entrar nessa guerra e aproveitar a vitoria que cada dia nos tras.

    ResponderExcluir
  3. Nem sei por onde começar...
    Você é um anjo ao cubo, é marido de uma bipolar, usa farda (pai biologico era pm e sei o quanto essa vida é pesada) e dá conta de 2 filhos, um adotado e uma na adoslescencia.
    Olha eu te ADMIRO MUITO. MUITO MESMO.
    Homens como você me fazem acreditar que ainda um dia poderei ter um família.
    Quando você ficar cansado de tudo lembre-se que todos nos lutamos dia após dia, e que essa luta nos torna pessoas melhores, pessoas que fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o q a Di e a Ana falaram! Parabéns! Força aí e não desista nunca de ser essa "liga" na sua família!

    ResponderExcluir
  5. Daqui a 9 meses me caso com um homem que tem transtorno bipolar. Ele foi diagnosticado há 4 anos e depois de um período longo de altos e baixos intensos, ele estabilizou, nós noivamos, ficamos mais de um ano apenas sendo felizes...e agora, ele teve um novo surto. De mania. Não escuta ninguém, fez investimentos de alto risco com o dinheiro que havíamos guardado para os móveis do apartamento...perdeu o dinheiro. Estou um lixo, perdida. Alguém me dá uma luz?

    ResponderExcluir
  6. Noiva tem um sonho de adotar um filho do coração.

    ResponderExcluir