sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Casado com bipolar: primeiras iformações sobre a doença

Durante a gravidez, esposa confidenciou à mãe que eu tinha uma amante, e que esta estava fazendo macumba contra ela. Na saída do hospital, após o parto, djuntor do quarto caiu enquanto ela no banho, levou uma ducha de água fria. Esposa confidenciou à mãe que eu tentei matá-la com um banho frio. Após nascer nossa filha, ela que já era perfeccionista levava isso aos extremos, algo sobrehumano. Não descansava, só dormia quando desmaiando. Até que um dia cheguei do trabalho e descobri que nós estavamos indo para a casa deles, dos sogros. Lá foi a primeira crise...três dias...até a levamos ao hospital. Apenas alguns calmantes, algo leve, três dias dormindo no hospital, ela voltou aperentemente normal...apesar de toda orientação médica, não tive apoio em levá-la ao psquiátra, na verdade sogros estavam desconfiados de mim...eu era o culpado...filha casou "sadia"...isto surgiu depois, então seria muito pesado para eles admitirem...como se isto estivesse atrelado a uma culpa pela doença. Um mês depois outra pequena crise, então iniciado tratamento como depressão grave permeada por um leve quadro psicótico. Ela firmou no tratamento...o médico ela achava um gato...rs...Durante aquela segunda crise...um amigo e pastor...ficou praticamente uma semana como meu motorista...pois eu exausto. Na verdade ele aproveitava para conversar, eu estava cercado de hostilidades...calado. Ele perguntou: você disposto a cuidar dela por toda a sua vida? Achei aquela pergunta fora de situação e de pronto, respondi que sim. Uns dois meses depois, entrei na sala dele acabdo emocionalmente, chorando...eu estava sofrendo os primeiros sinais de fraqueza. Então ele disse...vou lhe fazer uma pergunta que você respondeu sob o primerio impacto da doença, respondeu com a emoção, você disposto a cuidar dela a vida toda? Então só pude chorar, era uma luta dentro de mim. Percebi que já não tinha a mesma certeza, e que eu tinha que tomar uma decisão, e isto seria uma pergunta que me faço até hoje.
Ao começar a ler sobre a doença, fui percebendo que ela já tinha o perfil mesmo antes do surto, na verdade o surto é uma manifestação exagerada, a verdadeira loucura, da doença que estava ali presente, conhecido por hipomania, a fase psicótica e maníaca está presente, mas de uma forma camuflada, que parece "temperamental", "perfeccionista", "briguenta", etc. Minha esposa nas crises apresenta a mesma intensidade de uma esquizofrenia. E para quem não sabe a diferença, didaticamente eu digo que a esquizofrenia a pessoa vai indo cada vez mais para perto da loucura. O bipolar...ele vai e volta...e quando volta...nem parece que foi. Mas tudo que foi imaginário, os delírios, etc, ficam registrados como "verdade" no cérebro, em uma gaveta esquecida. Então quando surge novo surto, aquela gaveta é reaberta, e volta tudo como se fosse verdade. Mas como é isso? A mente possui a LIBIDO, o EGO e ALTEREGO. A LIBIDO é o desejo sexual, o desejo de realizar, é que faz a pessoa empreender, buscar o prazer, a compra, o consumo, o sexo, etc. Uma pessoa normal possui um filtro, que encontra coerencia ou não entre o que se deseja, ou se imagina, etc, com a realidade, este é o ALTEREGO. Na fase maníaca, psicótica, ela não funciona. Então, todo pensamento, por mais louco e ilógico, é uma verdade, seja escutada, vista ou imaginada, as vezes sentida, como uma dor real sem que ela exista (mas a dor psicosomática é sentida, você sente a dor da agulha entrando no corpo sem que a agulha exista). Bom, por hoje é só. Meu dia não terminou bem, sem bom humor hoje, sem piada sem graça.

5 comentários:

  1. Duro... Cada dia é um dia, e temos que vive-los um de cada vez.
    Por aqui estamos melhores. Não bem, ainda estou bem instavel, mas não vou tão longe mais. O remedio, aos poucos esta fazendo efeito e tudo volta a fazer sentido. Fico sempre impressionada com esse efeito de "acordar de um sonho ruim" daqueles que voce fica acordando e acordando mas dentro do proprio sonho, sem de fato despertar de verdade. Ai, um dia, um momento, a medicação certa, e voce acorda.
    demora "horas" pra acordar de verdade e levar bem o dia, mas ja é uma diferença enorme sair do estado de sonho para o estado de estar acordando.

    Falo uma coisa pra minha mãe sempre ultimamente (não surte efeito mas e verdade). Quando alguma coisa muda na nossa rotina muito drasticamente pode ser que a dose e os remedios que se tomava ate ali deixem de ter o efeito desejado. Na hora que voce muda os fatores da equação o resultado muda tambem. E nessas horas devemos ponderar e considerar se não devemos mexer em alguma coisa, mais adequada a esse momento, pra que ele seja bem aproveitado e não apenas passe.

    Enfim, espero que seus dias melhorem, e os meus aqui tambem. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amigo, desejo que as coisas melhorem.
    Seu post fui muito esclarecedor pra mim, ainda engatinhado na doença.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo seu Blog....tira duvidas,embora vivendo com um psiquiatra bipolar,não tenho sua fé e força.

    ResponderExcluir
  4. Linda a tua história de superação.
    O nosso descontrole é desesperador pra nós e pra quem nos ama.
    Força sempre.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Desaconselhável bipolares ou pessoas com doenças semelhantes, estudarem ou serem profissionais de psicologia. Psiquiatria deve ser pior.

    ResponderExcluir