sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

2010...reencontrando a verdade boa e ruim

       Terminei 2010 desolado...nada com a família...mas com pessoas e como estas exercem o poder dentro de uma instituição...dentro da instituição para a qual tenho doado minha vida diariamente desde meus 14 anos de idade. Aos 42 anos compartilho a idéia de que nenhuma pessoa é boa ou má na sua essência, mas se relaciona de forma boa ou má com: pessoas, coisas ou fatos. Tentando ser mais prático, um ladrão pode criar muito bem seus filhos e ser um bom marido. Então, se se há algo bom, quem sabe por um  milagre isto pode contagiar demais áreas da vida (e acredito no sobrenatural agindo pontualmente na vida de uma pessoa). Também tento não esperar muito de uma pessoa, assim isto me poupa da decepção. Não que eu desacredite das pessoas, ao contrário, mas sem esperar muito, ou esperar que o outro erre, me predispões sempre a acreditar que vale a pena mater a relação.
       No final de novembro, senti o gosto de vitória após um bom combate, aquele que você não se sente sozinho e o melhor, aquele em que eu estive a frente e encontrei em subordinados o eco dos meus anseios. Consegui depois de 8 meses afastar um servidor civil corrupto e realizar uma licitação totalmente limpa, em que mais de dois milhões de reais foram ganhos por uma empresa idônea e cujo dono já havia levado "toco" em outras três licitações com órgãos públicos. As empresas que sempre ganhavam com provável apoio daquele servidor e outros, não conseguiram ganhar praticamente nada. A empresa que ganhou levou 95 % dos itens e ficamos assustados com a possibilidade de estar caindo na mão de um picareta. Apertamos o cara (que passou dois dias no hospital) porque pensou que ao arrochá-lo fazíamos parte do esquema e estávamos tentando desclassificá-lo para favorecer aquelas empresas que eu torcia para não ganharem. Conheci o dono da empresa e quando o cara contou como havia sido desclassificado em outras licitações por não pagar "pedágio" e etc, senti a alma lavada, por mim e por ele.
         Mas aí....durante todo este processo....ganhei a confiança de subordinados...que buscaram em mim a solução dos problemas que outros chefes anteriores não quiseram resolver. A partir daí...passei a ser informado de todo o submundo que funcionava a minha volta. Não são pessoas...é uma estrutura...como uma instituição paralela....e cujos limites estão acima de mim...uma rede que envolve todo o sistema. QUE MERDA!!!! Porque não sei deixar de meter a mão na merda, mas agora a coisa é grande e duas coisas jamais quero que pensem sobre mim: que fui cúmplice e todo cúmplice é suspeito de se favorecer e de que fui covarde. Não serei imprudente, mas assumir riscos não é imprudência, é estudar a situação e minimizar as consequências desfavoráveis. Desde final de novembro tenho dormido mal...tenho estado angustiado. A desolação estou tentando transformar em estratégia, em ações planejadas e graças a Deus os páreas que me cercavam foram transferidos para outros lugares. E meu chefe de 20 dias atrás era um frouxo ou ladrão também. Estou esperançoso com a renovação atual e os que ficaram, já os reuni todos e fui claro sobre intolerância quanto a falta de transparência.
          Mas todos estes problemas foram bons em um ponto crucial....agora sei quem está ao meu lado e isto é gratificante. Consegui construir relações de confiança e lealdade em 2010, e isto foi muito bom. Eu sempre estava reclamando nos posts anteriores sobre a monografia, a falta de tempo, na verdade minha angústia era esta, isto que escrevi hoje me consumia e me afetou em tudo. E minha esposa nem imagina que passo por isto, porque para algumas das pessoas envolvidas abrimos a porta de nossa casa e preferi deixar ela continuar com a imagem boa.
          Concluindo, isto não vai ficar impune ... até o meio do ano...todos os envolvidos estarão respondendo ... TCU ... inquérito policial ... sindicância ... imprensa ... denúncia anônima ... vale tudo.

6 comentários:

  1. Tomara, mesmo, que voce encontre a melhor forma de lidar com essa situação e melhora-la.
    Não posso imaginar muito como é, as unicas pessoas que conheço que trabalharão em orgãos publicos não aguentaram lidar com a tamanha falsidade do que de fato acontecia e o que era apresentado e sairam. Então, como sempre, espero que algo mude. Que voce ajude a mudar as pessoas ao seu redor, e elas aqueles ao redor delas.
    E que a corrente que ve que a honestidade e a transparencia são a melhor, senão unica, forma de se trabalhar e agor, se irradie.
    E que essa sua angustia se transforme em vitorias!

    ResponderExcluir
  2. Eu já trabalhei em orgão publico e meus pais eram funcionarios publicos, é um lugar que eu realmente não voltaria jamais.
    ADMIRO VOCÊ CADA VEZ MAIS, por suas escolhas e por suas decisões.

    ResponderExcluir
  3. SE TODOS FUNCIONARIOS PUBLICOS TIVESSEM ESSA DIGNIDADE FORÇA...E HONESTIDADE COM CERTZA NOSSO PAIS SERIA UM APIS MAIS JUSTO..SOU FUNCIONARIA PUBLICA E SOU COMO VOCE NÃO ME ACOVARDO NUNCA NÃO SOU CUMPLICE NUNCA DE FALCATRUAS..PREFIRO ESTAR LIMPA SEMPRE....
    ATÉ
    OTILIA
    CHEGUEI AQUI ATRAVES DO PIB DA CARLA...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela sua atitude, assim vc me faz acreditar que o Brasil ainda tem jeito!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!

    Eu presto serviço para alguns órgãos públicos. Alguns funcionários são sérios, outros se não levarem comissão nem escutam o que você tem a dizer. Desses eu larguei mão! Não vou me rebaixar ao nível dessas pessoas. Sentia medo de ficar sem trabalho, pensava nos meus funcionários. Mas Deus foi justo e me trouxe outros trabalhos honestos. Foram tempos difíceis, mas não faltou comida em nossa mesa. Alguns meses atrás, vi no jornal da cidade, a denúncia sobre corrupção sobre aquele lugar e pensei: Obrigada Senhor por me fazer forte para não ter caído na tentação e agora não é o nome da minha empresa que eu vejo estampada no jornal por ajudar no esquema de corrupção.

    Quanto ao comentário que deixou no meu blog, só tenho a lhe dizer: Olhe para sua linda filha de olhos azuis, com carinho, ternura, afeto, admiração. Eu sou dona de olhos verdes lindos, mas meu pai nunca os admirou. Ele admirava os olhos castanhos, pretos, verdes e azuis dos olhos das outras crianças e isso fez com que eu crescesse insegura, pois sempre pensava: Se meu pai não presta atenção em mim, quem irá prestar? Não faça isso com sua filha. Para nós meninas, nossos pais (figura masculina) são nossos heróis. Seja o herói da sua menina, nunca o monstro à plantar a insegurança dentro dela.
    Fica com Deus!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!

    Eu sei o quanto é difícil tudo isso. Sei mesmo! Já passei por isso, e posso lhe dizer que o admiro e que você está no caminho certo. Sem dúvida alguma. Eu também construí algumas relações de confiança e lealdade em 2010, poucas, mas consegui. Isso é importante, ao final das contas! Gostei muito desse post, desse desabafo, e espero que, nos próximos meses, Deus te dê muita força, muita coragem (que sei que tem) e muita garra para continuar "deste lado do front".

    Um grande beijo

    Carla

    ResponderExcluir