segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ciúmes entre irmãos

     A chegada de um outro filho está sendo aprendizagem em casa. Mudou a dinâmica com a filha de 14 anos (ex-filha única). A filha foi a mais entusiasmada com a adoção, agora está com ciúmes e apresenta reações inesperadas para mim e esposa. Inesperadas porque isto não fazia parte da pauta familiar e porque não esperava isto da filha, não conhecia esta faceta dela. Estou mais tranquilo escutando outros pais que viveram isto mesmo com filhos não adotados, com filho ou filha mais velha com relativa diferença de idade.
    A filha cresceu em ambiente de constantes crises da mãe e o irmão do coração de quase 4 anos chegou em momento diferente. Só aí o tratamento já é diferente. Naturalmente a filha agora precisa fazer tarefas que  antes não era exigida, pois agora o tempo da mãe não sobra como antes. Na verdade tarefas que erramos em não exigir que ela já as fizesse.
    Ontem foi por causa do banheiro, que estava com porta encostada e filho entrou com a mãe. Filha ficou indignada, apesar das tentativas de explicação da mãe que não percebeu o banheiro ocupado. Entrei na situação e estabeleci uma regra para acabar com a polêmica e estabelecer a ordem daquele momento e evitar conflitos futuros. Mas filha estava disposta a enfrentamento, precisei ser mais firme e coerticivo, mas sem elevar tom de voz, e ela prudentemente recuou quando disse que ela estava me afrontando e não ao irmão naquele momento.
     Deitado eu disse à esposa..."Sou filho mais velho e não sei o que é ciúmes com irmã, nunca tive dúvida do meu espaço e nunca senti necessidade de lutar por ele com meus pais. Já minha irmã de 38 anos parece que luta até hoje"... Aliás filha me lembra muito minha irmã, ela tinha mesmo estilo de enfretamento, inseguranças e temperamento. Sem contar o cabelo e tipo físico.
      A vinda do filho do coração está fazendo trabalharmos questões familiares novas e isto está sendo bom. Ele em si não dá trabalho, é obediente e independente, só quando com fome e sono fica um pouco mal humorado. É uma criança carismática e isto quase já me deixou em outra situação de ciúmes, da esposa em relação a mim, pois a bochecha dele atrai as mulheres, mas isto daria outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário