quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Casado com bipolar: tenha sempre chocolate em casa

     Ontem o dia começou como forte candidato a ser pior do ano. Talvez meu estado ao iniciar o dia não  tenha sido fruto dos acontecimentos, mas resultado do meu momento em conseguir "matar no peito" o que me atingiu. São tantas as flexas que voam contra nós, mas uma ou algumas conseguem encontrar o ponto frágil de uma junta da armadura.
     Mas o dia não terminou como começou, terminou muito bem, contrariando minha expectativa. Filha fez apenas duas amizades neste um ano que completamos aqui. E ontem foi aniversário da primeira, comemorando no boliche e depois em uma pizzaria rodízio. Isso foi bom porque quebrou rotina de meio de semana e eu adoro isso. Mas apenas o tom de voz da esposa, a mudança de humor, já me deixou aliviado, isto sim mudou o rumo do dia. Mas é nesta hora que fico mais irônico, transformando a má lembrança em piadinhas. Em tom ameno ela me acusou de não lembrar o que fez por mim no dia anterior (ela se referiu a melhorias na arrumação da casa, como se isto não tivesse sido para ela mesma), eu respondi que lembrava sim, de tudo, de cada palavra (eu me referia ao humor dela à noite). Depois em momentos de descontração ficamos comparando cada um de nós a um personagem da estória do SHREK, sobrou o burro para mim...lembrei que o burro se casa com a dragão (não comparei a aspectos de beleza, não seria o caso, mas do humor que as vezes é um lança chamas).
      Hoje o dia começou muito bem e não sei o que esperar para o final. E nem ficar esperando para o pior, porque seria o fracasso da esperança. Ainda é melhor os danos do inesperado e da má surpresa a viver em prontidão esperando o pior. O discurso é este, mas na prática, o inconsciente prepara o corpo para uma possível batalha. Então vou tentar pelo menos teminar o dia em alerta amarelo ao invés de vermelho, quem sabe muda para verde depois que abrir a porta. 
       Na pior das hipóteses, tem uma barra de chocolate da cacau show. Na melhor das hipóteses, também vou atacar a barra de chocolate. Ontem o dia terminou em pizza, hoje vai terminar em chocolate.
    
 

3 comentários:

  1. meu amigo...casada com psiquiatra bipolar achava minha vida complicadíssima,mas a sua ....!!!!!
    chocolate em casa não resolve...sorte sua que se consola com ele.
    Me diga :como consegue viver?

    ResponderExcluir
  2. Minha querida anônima...vou chamar vc de CASADA COM PSIQUIÁTRA? rsrs. Já passei dias seguidos sendo hostilizado...já passei encrencas grandes por causa do ciúmes dela...mas tem um momento que mesmo quando com muita raiva esqueço...quando ela dormindo...com aquele rosto no qual consigo enxergar o motivo de ainda estar ao lado dela. Ou quando ela acorda sorrindo e me abraça...ou quando após seus ataques...me abraça com medo...ou nos momentos que rimos juntos nas entre safras do mal humor. Não são apenas momentos ruins...estão até menos frequentes...consegui ter tranquilidade nos primeiros 15 dias do ano...rs...beijossss

    ResponderExcluir
  3. Pai de Coração
    Magnífico texto e esta do chocolate é boa.
    A vida é de fato construída aos poucos, no bater do relógio, no entanto são as pequenas lembranças que perpetuam um grande amor.
    A paciência de um, o humor do outro, as alegrias em comum e aquele olhar feliz ao observar o ser amado adormecido, são os elementos que alimentam a nossa fé, nossa esperança.
    Sempre que consguir, virei aqui rir um pouquinho...
    Abraço

    ResponderExcluir