quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Medo

     Filho do Coração acordou esta madrugada chorando. Eu acordei...fui ao quarto e o encontrei sentado na cama. Sentei ao lado e perguntei o motivo dele estar chorando. Respondeu que estava com medo. Tentando repetir o que escutei de minha mãe ... disse a ele: "Quando você estiver com medo, fala com Papai do Céu, ele sempre estará com você." Depois completei com algo mais visível: "Maninha está no quarto ao lado, papai e mamãe estão ali pertinho também. Fred, Dino e o Bombeiro (bonecos que ele leva para a cama e estava segurando o bombeiro) estão com você também. Então convidei-o a orar...basta puxar o Papai do Céu que ele continua a oração. Toda noite sentamos com ele...eu ..esposa e filha...ele segura o Dino por uma mão e o Fred pela outra...seguramos as mãos dos bonecos e oramos.
    Eu tinha medo do escuro...lembro quando minha mãe ensinou a orar...mas além da oração...eu enfrentava o medo segurando a mão de minha irmã 4 anos mais nova...ela era tão novinha que ainda não os tinha. Acho que o medo cresce junto conosco...amadurece conforme a fase...surge e cresce conforme a fase. Aprendi a controlar o medo do escuro brincando com o escuro...então quando faltava luz..ficava imitando fantasmas.
   Lembro que aos 15 anos...tirando serviço...aluno de escola militar em Campinas...precisava fazer ronda...tinha uma torre de seis pisos...escada em forma de caracol...estórias de fantasmas...coração batia acelerado ao subir aquelas escadas escuras...lembrava de orar... o medo se tornava desafio..e desafio é uma forma diferente de enxergar o medo...não é algo paralizante...mas impulsionador.
    O medo é paralizante nos relaciomanentos. Por medo deixamos de ser francos. Por medo deixamos de dizer não. Por medo somos preconceituosos ao lidar com o desconhecido. Por medo da perda  e decepção deixamos de amar, porque não existe amor parcial.
    Depois que filho orou...disse a ele...deita...e dorme...e ele o fez. Ele dormiu... e eu não ...fiquei pensando no meu medo atual, o que está me impulsionando no momento com mais ênfase minha vida. Eles são: medo de estar dedicando pouco tempo à filha, medo de estar sendo um profissional muito dedicado e negligenciando a família e medo de ser incoerente com tudo que critiquei durante minha vida profissional até chegar aqui: a falta de coragem nas decisões. Talvez tudo se resuma ao medo de desapontar as pessoas que mais me importam...minha família e meus subordinados. Não me incomoda desapontar comandantes e chefes, nem se ser mal sucedido dentro de uma concepção tangível. Tenho medo do intangível, do que compromete a fé, do que compromete a esperança e da saúde emocional de minha família.
     Os medos estão se transformando em desafios, e estes precisam ser superados com ações práticas cujos resultados sejam paz na minha alma. Minha oração a Deus é coragem para amar mais minha família e coragem para fazer justiça aos problemas que estão caindo nas minhas mãos.

Um comentário:

  1. Eu também sempre oro a Deus por coragem. Força e coragem. Acredito que você conseguirá. Sei que fará o que tiver que ser feito, sem dúvida.
    De qualquer forma, parabéns pelo que tem feito até agora!

    Quanto à monografia, comentarei posteriormente!

    beijos

    Carla

    ResponderExcluir