sexta-feira, 15 de julho de 2011

O direito de transgredir

        Um post esta semana me despertou a vontade de escrever. Não lembro mais sobre o quê ... são tantas idéias que passam pela mente...ou fatos que poderia compartilhar ... mas o tempo é pouco e a preguiça muito maior e os assuntos vão ficando apenas na minha mente.
        Sou fixado na questão do "exemplo arrasta" e me cobro muito e isto recai sobre família. Ano passado esposa estava internada após uma cirurgia de desvio de sépto nasal, faltava apenas o médico passar e dar alta (ela ansisosa para isso). Filha estava lá também aguardando (o filho do coração ainda não estava conosco), todos cansados e com fome (menos esposa que estava era com dor). Eram cerca de 19 horas e recebi ligação de colega ao qual sou subordinado...uma subordinação funcional, mas estamos no mesmo nível hierárquico...ele se formou um ano antes de mim. É um cara correto...ma flexiblidade zero...quando vou argumentar algo com ele, me sinto conversando com uma parede...e as vezes evito porque acho que não consigo esconder minha irritação. É difícil distinguir limitação de raciocínio com preguiça, e pior quando acompanhada de insensibilidade. A empatia é algo imprescindível para ser líder e a empatia deve ter duas mãos...do chefe para o subordinado e vice-versa.
           Na ligação este meu companheiro, sabendo que eu estava com esposa no hospital, deu-me a ordem para resolver uma ocorrência envolvendo a PM e um major da reserva (aposentado). O major estava embriagado e se recusava a ser conduzido por policiais militares de hierarquias inferior. Como aqui é uma cidade pequena, não tinha. Então fui acionado, pois meu superior tinha um compromisso oficial, no qual estaria representando o comandante. Como ele não "poderia" ir julgou que eu "poderia". Eu perguntei a ele..."Você entende que estou com esposa no pós cirúrgico, com dor, e esperando médico dar alta e que esta ocorrência poderá demorar muito?". Ele entendeu respondeu que sim ...eu fiquei mudo e esposa percebeu meu conflito: dever versus família. Jamais um superior meu havia chegado àquele ponto e eu jamais faria aquilo. Eu não estava acreditando e depois fiquei pensando como é perigoso quando se faz um homem questionar valores que jamais questionaria. Esposa disse..."vai". Eu saí do quarto me sentindo culpado por decidir cumprir a ordem, mas fui pelo corredor do hospital pensando..."Vou chegar lá, este major não vai querer entrar na viatura da PM e eu vou enfiar ele na viatura na porrada...os PM vão ter outra ocorrência." Então lembrei do médico...que também era mais antigo que o tal major...encontrei a solução. Liguei para ele e contei a situação...pedi que fosse no meu lugar e ele prontamente aceitou. E acrescentei..."faz um favor para mim, diga para o fulano que você me substituiu, pois eu não quero nem escutar a voz dele no momento".
            Mas a história principal não é esta. este foi apenas uma mostra de como penso sobre transgredir ou não cumprir regras. Hoje fui padaria e comprei alguns quitutes para o café. Como me atrasei, nãop conseguir tomar café e então decidi que voltaria durante o expediente para tomar café com família. Iniciei expediente as 7 da manhã, trabalhei até as 8 e pedi para ir em casa (não disse o motivo) e fiz me dei ao direito de uma pequena transgressão...sair durante o expediente para curtir café com família. Não foi nada imoral, mas para o padrão da caserna, esbarra em agumas arestas de correção de atitudes. Cheguei e esposa estava arrumando mesa. Filho estava acordado e escovei dente dele e o arrumei para o café. Filha ainda estava dormindo e a acordei dizendo "amo você...quer tomar café comigo?" ...ela demorou a se mexer e então carinhosamente exercitei meu lado exigente falando brandamente no ouvido dela ... "tenho que voltar para o trabalho, não vou poder demorar" ... ela se levantou prontamente sem reclamar. Eu estranhei isto e acho que ela meu jeito exigente light.
           Foi muito bom! Foi como dizer a minha família... "Vocês são mais importantes a ponto de eu contrariar algo que sigo rigorosamente, para estar com vocês". Quando voltava ao trabalho...pensei que se um dia fosse comandante daria a seguinte ordem..."Uma vez por semana cada um pode cometer uma transgressão desta"...uma por semana é muito né?.... uma vez por mês fica melhor ... em alguns casos específicos até mais, para não ser muito cartesiano.

5 comentários:

  1. Semana passada estava deitado com esposa e disse a ela...você está quente...ela respondeu eu sou quente...depois eu disse...vc está perfumada...ela respondeu...eu sou perfumada...um pouco depois ela disse...não estou bem, estou enjoada...eu respondi...você é enjoada...rs

    ResponderExcluir
  2. Sim! Acho que é uma transgressão que deveria ser uma regra... rs.

    Estar com quem amamos é o que dá sentido a nossa vida. No meu momento atual de vida, sinto o quanto me faz falta uma família. Acho mesmo que tudo meio que perde o sentido para mim. Estar nesse mundo fazendo o que? Que objetivo? Com quem e para quem? Enfim... estou no meio de uma baita crise existencial, daquelas que quando saímos algo está definitivamente modificado.

    Que tudo continue bem na sua família!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Dizem que nossa vida é feita de escolhas, e são essas escolhas que nos definem. A questão, no meu ver, não é bem "transgredir ou não transgredir", mas mostrar quem você é. E você não é só um cara que trabalha, mas um cara que tem uma vida social, esposa e filhos (pelo que eu entendi), e é lógico que você vai primar pelo que, de acordo com os seus valores, é mais importante. Não sou do tipo que diz "família é tudo", mas do tipo que diz "eu e os meus vem em primeiro lugar". Indo trabalhar com a cabeça voltada pra um problema, o trabalho sai... com o perdão da expressão, uma bosta! É melhor ficar e cuidar pra depois correr e lutar. Fique bem, ótimo post, obrigada pela visita, aliás. Abs

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante o seu blog, li seus comentários sobre sua esposa bipolar e admirei seu comportamento, sou casada e meu marido também é muito especial, cuida de mim e sempre me ajuda com todo amor que ele pode me oferecer! Eu também o amo muiiito!!! Enfim, resolvi seguir este blog porque a poucos dias comecei uma psicoterapia por causa das minhas mudanças de humores e a minha psicológa esta desconfiada que sou bipolar,mas ainda não confirmou nada, disse que precisa me avaliar mais um pouco; Espero ansiosa pelo resultado seja ele qual for! Preciso muito saber porque tenho meus altos e baixos, porque os parentes dizem que sou divertida, calma, mas também me chamam de chata, nervosa demais e fico em alguns momentos sem querer ver, falar com ninguem, inclusive chegou a completar 2 meses que isso aocnteceu, já tive 2 crises de depressão, essa agora foi considerada a terceira, com períodos de alegria, querendo extravazar, e depois...chorar, vai entender né?! Deus abençoe vc e sua família!

    ResponderExcluir